Inaugurado em agosto de 2020 pela prefeitura, o Hospital de Campanha de Guaratinguetá se tornou referência para salvar vidas neste momento de pandemia. Foram atendidas desde o início das atividades até o mês de março 6.598 pessoas, ou seja, aproximadamente mil por mês. O local funciona 24 horas e conta com estrutura de equipamentos e profissionais qualificados para atender a população. No total, são 19 leitos de enfermaria e 8 de UTI, inclusive com respiradores.
Além disso, o hospital também atua como ambulatório para atendimento e tratamento de pacientes com sintomas do vírus. Quem reside em Guaratinguetá deve procurar o Hospital de Campanha ao sentir sintomas como tosse, febre, corisa, dor de cabeça ou falta de ar.
Moradora de Guaratinguetá, Pietra Cabett, 24 anos, se recuperou da covid-19 recentemente. Ela precisou do Hospital de Campanha e relata como foi atendida:
“A minha experiência no hospital foi excelente. Cheguei e já fui atendida de imediato, passei pela consulta e logo fui diagnosticada. Por fim, receitaram prevenções e cuidados e me deram os medicamentos necessários para a recuperação”.
Outro trabalho importante desenvolvido pelo Hospital de Campanha é o tratamento e recuperação de pacientes que ficaram com sequelas após contrair a covid-19. A estrutura oferece fisioterapia para pacientes em reabilitação pós-covid, com atendimento de segunda a sexta-feira. Os munícipes podem fazer o agendamento direto na unidade de saúde mais próxima de sua residência.
O conjunto estrutura e profissionais qualificados gera maior eficiência no atendimento
Trabalho e prontidão são as palavras que definem os profissionais que atuam na linha de frente do Hospital Municipal. A equipe é composta por 27 profissionais da saúde, com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de mais 16 profissionais escriturários.
A chegada da vacina
Enquanto os profissionais atuam na linha de frente no combate ao vírus, a cidade vai recebendo as primeiras doses da vacina imunizante da Covid-19 (Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e Astrazeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Hoje, já são cerca de 7.700 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina, representando 6,28% da população local.
A Prefeitura de Guaratinguetá reforça todas as orientações de distanciamento e protocolos de segurança sanitária no combate ao coronavírus. O governo municipal mantém diversas ações em andamento durante a pandemia.
Foram distribuídas até o momento mais de 10 mil máscaras em feiras livres e locais de circulação de pessoas, além dos trabalhos de desinfecção de áreas públicas, fiscalização de locais que descumprirem os protocolos de segurança e auxílio às famílias que necessitam, com a distribuição de toneladas de cestas básicas desde o início da pandemia.
Médico Responsável: Dr. Edison Lourenço Riccomi
CRM: CRM 55478