Um homem de 62 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira por danificar a mangueira de acoplamento que ligava dois vagões de um trem em Pindamonhangaba. Segundo o boletim de ocorrência, ele ‘pegou carona’ no veículo em Caçapava.
De acordo com a Polícia Civil, o homem alegou que tentava atravessar a linha do trem quando viu que o veículo iria começar a andar e subiu em um dos vagões. Ao chegar em Pinda, o maquinista acionou agentes ferroviários ao perceber um problema mecânico.
Agentes conseguiram visualizar o homem em cima de um vagão, com o trem ainda em movimento. O freio foi acionado e, quando o veículo parou, os agentes perceberam que a mangueira de acoplamento entre dois dos vagões havia sido danificada.
O homem foi preso e encaminhado para o 2º DP de Pindamonhangaba. O artigo prevê multa e prisão de dois a cinco anos. A empresa ainda ressaltou que atividades feitas no entorno da rodovia, como a prática de esportes, por exemplo, podem se enquadrar nesse artigo por implicar em desastre ferroviário.