Após a explosão de uma das caldeiras em um acidente que matou quatro pessoas, a cervejaria Heineken, em Jacareí (SP), vai retomar a produção nesta quinta-feira (4). O Ministério do Trabalho autorizou na tarde desta quarta (3) o funcionamento de uma das caldeiras que estavam interditas. A outra segue paralisada, sem previsão de funcionamento.
A liberação parcial da produção aconteceu no mesmo dia em que a multinacional entregou um laudo sobre situação das duas caldeiras restantesda fábrica ao órgão. O documento contém detalhes técnicos e especificações dos equipamentos e deve ajudar na investigação do acidente.
De acordo com a fiscalização do Ministério do Trabalho, a caldeira que foi liberada nesta quarta-feira não foi atingida pela explosão. A outra foi danificada pela impacto e segue interditada.
Prejuízo
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, desde a paralisação da produção no último dia 28, a Heineken teria deixado de produzir pelo menos 12 milhões de litros de cerveja.
A unidade emprega 400 trabalhadores e produz as marcas Heineken, Kaiser, Bavaria, Bavaria Premium, Sol e Amstel.
Antes da liberação da produção, duas inspeções já haviam sido feitas no local pelos fiscais do Ministério do Trabalho, nos dias 28 e 29, para apurar as causas do acidente. O laudo entregue nesta quarta à pasta foi feito por uma empresa contratada pela Heineken.