Uma passeata pretende alertar os moradores de Guararema quanto à necessidade de eliminação de recipientes que podem servir de criadouro para o Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika virus e a febre amarela. O evento está marcado para 18 de janeiro.
Esta é a terceira edição do evento, que vai sair às 17h30 da Estação de Trem Central e vai percorrer as ruas centrais, encerrando no bairro Nogueira, local onde existe a maior incidência do mosquito.
A Secretaria de Saúde informa que realiza um trabalho ininterrupto para combater os criadouros do mosquito como bloqueios de criadores e visitas em um raio de 200 metros dos casos suspeitos, mutirões quinzenais aos sábados, entre outros atos.
Um estudo em andamento faz a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que consiste num levantamento de Índice de Infestação de Imóveis e irá auxiliar no direcionamento de outras ações.
A Secretaria da Saúde recomenda aos participantes da passeata o uso de camiseta branca ou amarela para chamar a atenção para a causa.
Para que todo este trabalho gere resultados positivos, a Secretaria de Saúde alerta aos moradores que tenham os cuidados em casa. “Precisamos começar essa batalha contra o mosquito pela nossa casa. Se tirarmos um dia da semana para vistoriar nosso quintal e eliminar toda a água parada, que pode formar criadores, estaremos fazendo a nossa parte”, disse a secretária de Saúde, Adriana Martins.
II Passeata Todos Contra o Aedes Aegypt
Quando: 18 de janeiro
Onde: concentração e saída às 17h30 da Estação Central de Trem e encerramento no bairro do Nogueira