A vitória contundente sobre o Atlético-MG neste domingo colocou o Grêmio, definitivamente, na briga para estar na Libertadores em 2020 via Campeonato Brasileiro. O 4 a 1 construído no Independência deixou o Tricolor na sexta colocação, com 41 pontos, dentro da zona de classificação para a competição pela primeira vez, e a dois pontos do quarto colocado, o Corinthians. O time de Renato Gaúcho tem a terceira melhor campanha no returno do Brasileirão.
- Renato ressalta postura em “vitória maiúscula”
A sequência gremista quando coloca os titulares no Brasileirão foi coroada com mais uma goleada. Quando dá a devida atenção, cresce na competição e faz perguntar o que ocorreria com foco total desde o início. No mesmo estádio, o Grêmio havia feito resultado idêntico sobre o Cruzeiro, há um mês. Os bons resultados em série colocam de vez o time de Renato atrás do seu objetivo.A gente não sabe se vai conseguir a vaga direta pela Libertadores. São dois jogos, mas são adversários como Boca, River e Flamengo. Nada garantido que a gente vá jogar a Libertadores pela Libertadores. Temos que fazer nossa parte no Campeonato Brasileiro para tentar chegar o mais próximo possível do G-4 o quanto antes. Estamos só a dois pontos, nosso objetivo é entrar o quanto antes – disse Geromel após a vitória.
“A gente vem de uma sequência de vitórias importantes. A gente queria chegar o mais rápido possível perto do G-4. A gente sabia que tinha que passar por uma vitória” (Maicon)
O G-4 vira uma meta mais palpável a partir da campanha no segundo turno, quando o Grêmio passou a focar mais na competição depois da queda para o Athletico na Copa do Brasil. A presença dos titulares em campo têm feito a diferença.O Tricolor tem 13 pontos ganhos na segunda metade do campeonato e soma 72,2% de aproveitamento. É o terceiro melhor do returno, atrás de Flamengo, com 16 pontos e 88,9%, e Goiás, com 83,3% e 15 pontos. O título está distante, já que o Rubro-Negro acumula 58 pontos na liderança, diferença de 17 para os gaúchos.
Fica difícil. Não é impossível. Mas o Flamengo vem vencendo todos jogos, com gordura muito grande. É difícil buscar. O objetivo do Grêmio é entrar no G-4. É difícil, tem muitos concorrentes. Tinha time com uma competição e hoje está atrás do Grêmio. O Grêmio faz uma campanha excelente – apontou Renato.
Em mais um confronto contra adversário direto, o Grêmio encara o Bahia na quarta-feira, na Arena. Pode abrir seis pontos do rival e, dependendo dos resultados da rodada, até entrar no G-4. O elenco retorna de Belo Horizonte no início da tarde e já treina no CT Luiz Carvalho.