O Grêmio entregou, na tarde desta quarta-feira, documentos e informações para ajudar a Promotoria do Torcedor a identificar os envolvidos no protesto que acabou com atos violentos na última semana, em frente ao CT Luiz Carvalho. As torcidas Geral do Grêmio e Torcida Jovem já foram suspensas por conta do episódio.
O presidente Romildo Bolzan Júnior esteve na sede do Ministério Público gaúcho nesta quarta-feira e repassou uma série de informações e documentos ao promotor Thales Volcato.
O dossiê servirá para Volcato analisar a participação das torcidas organizadas envolvidas e identificação de mais envolvidos para posterior responsabilização criminal.
No último sábado, o juiz Marco Aurélio Martins Xavier, do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, suspendeu as torcidas Geral do Grêmio e Torcida Jovem por 90 dias, a contar a partir da volta do público aos estádios, e proibiu os quatro torcedores detidos no protesto de ingressar na Arena.
Uma audiência com os lideres das organizadas está marcada para 17 de setembro. O descumprimento das medidas cautelares tem multa de R$ 5 mil.
Já os quatro torcedores detidos deverão se apresentar à polícia nos dias de jogos em Porto Alegre. Nas partidas fora da capital gaúcha ou a uma distância superior a 200 km, eles devem se apresentar no horário da partida, sem a necessidade de permanecer na delegacia.
A confusão
Convocado pelas redes sociais na última quarta-feira, o protesto de torcedores diante da má fase do Grêmio, na zona de rebaixamento do Brasileirão, tomou ares de tumulto após a chegada do ônibus dos jogadores ao centro de treinamentos da equipe.
O veículo foi alvo de pedras e fogos de artifício. Na sequência, houve também arremesso de pedras para dentro da área do CT, com estragos ao patrimônio do clube, e tentativa de invasão.
Eram cerca de 150 torcedores gremistas na Rua João Moreira Maciel, às margens da BR-290, que iniciaram a manifestação com gritos de cobrança a jogadores e dirigentes por meio de faixas.
A Brigada Militar esteve no local e dispersou as pessoas quando a confusão começou. Ninguém ficou ferido.