Governos e autoridades de diversos países do mundo comemoraram o acordo de paz na guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite desta quarta-feira (8).
“Todas as partes serão tratadas de forma justa! Este é um GRANDE dia para o mundo árabe e muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os Estados Unidos da América. Agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia, que trabalharam conosco para tornar possível este evento histórico e sem precedentes”, disse o republicano.
Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comemorou o acordo e ressaltou a libertação dos reféns mantidos pelo grupo terrorista. Ele disse ainda que se reunirá com a cúpula do governo na quinta-feira (9) para a aprovação interna do tratado.
“Um grande dia para Israel”, publicou em uma rede social. “Este é um sucesso diplomático e uma vitória nacional e moral do Estado de Israel.”
“Agradeço aos valentes soldados das Forças de Defesa de Israel e a todas as forças de segurança, graças à coragem e ao sacrifício deles chegamos a este dia. Com a ajuda de Deus, juntos continuaremos a alcançar todos os nossos objetivos e a expandir a paz com nossos vizinhos”.
Reino Unido
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que recebeu com satisfação o acordo sobre a primeira fase do plano para Gaza do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ressaltando que ele deve ser implementado integralmente e sem demora.
“Saúdo a notícia de que um acordo foi alcançado sobre a primeira fase do plano de paz do presidente Trump para Gaza”, disse Starmer em comunicado. “Este acordo deve agora ser implementado na íntegra, sem atrasos, e acompanhado pela suspensão imediata de todas as restrições à ajuda humanitária essencial para Gaza”.
Canadá
O governo do Canadá, por meio do Global Affairs Canada — órgão responsável pelas relações diplomáticas e consulares do país —, declarou na plataforma X que saúda o acordo entre Israel e o Hamas para implementar a primeira fase do plano de paz proposto pelo presidente Donald Trump e facilitado pelo Catar, Egito e Turquia.
“Após dois longos anos, os reféns finalmente serão reunidos com suas famílias — e as tropas israelenses recuarão para as linhas previamente acordadas. Deve ser fornecida ajuda humanitária imediata e sem impedimentos às muitas pessoas em necessidade urgente em toda Gaza”, disse na publicação.
“O Canadá apoiará todos os esforços para transformar este passo positivo em uma paz duradoura para israelenses e palestinos.”
França
O presidente francês Emmanuel Macron também utilizou o X para prestar positividade em relação ao avanço no acordo entre Israel e o Hamas. O político também elogiou Donald Trump pelos esforços para o cessar-fogo.
“Grande esperança para os reféns e suas famílias, para os palestinos em Gaza e para toda a região. Saúdo o acordo alcançado durante a noite para a libertação dos reféns e o cessar-fogo em Gaza, e elogio os esforços do presidente Donald Trump, bem como dos mediadores do Catar, Egito e Turquia que ajudaram a torná-lo possível.”
