O Ministério das Relações Exteriores divulgou na manhã desta terça-feira (21) nota à imprensa em que condena o lançamento, em 18 de fevereiro, de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte.
De acordo com o Exército sul-coreano, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado no sábado (18). O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul confirmou a informação, afirmando que o projétil foi disparado no mar do Leste, referindo-se ao mar do Japão.
O porta-voz do governo japonês, Hirokazu Matsuno, afirmou que “o míssil balístico foi em direção leste e voou por aproximadamente 66 minutos”. O projétil intercontinental percorreu cerca de 900 km antes de cair, às 18h27, horário local (6h27 no horário de Brasília).
De acordo com a nota divulgada pelo Itamaraty nesta terça-feira, o teste consiste em “mais uma violação direta” de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A resolução determinou que a Coreia do Norte deve cessar todas as atividades relacionadas a seu programa de mísseis balísticos.
Por fim, o governo brasileiro pede à Coreia do Norte que cumpra todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como a todos os atores envolvidos a contribuir para criar as condições necessárias à redução das tensões e à retomada de negociações com vistas à desnuclearização da península coreana.