Um uma noite dominada por mulheres e com fortes discursos contra o assédio sexual e em favor da igualdade de gênero em Hollywood, a minissérie “Big little lies” e o filme “Três anúncios para um crime”, com quatro prêmios cada, foram os principais ganhadores do Globo de Ouro 2018 (veja, abaixo, a lista dos vencedores).
Com apresentação do comediante Seth Meyers, a cerimônia aconteceu neste domingo (7), no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e foi marcada por um discurso muito forte feito pela homenageada da noite, a apresentadora e atriz Oprah Winfrey.
Ganhora do troféu Cecil B. DeMille, entregue pelo conjunto da obra, ela falou sobre a força das mulheres, assédio sexual e racismo.
Promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original), a disputa tradicionalmente dá largada na temporada de prêmios. Há categorias dedicadas a produções para cinema e para TV.
A forte temática feminina da premiação foi observada ainda nos temas retratados em outros destaques:
- “Lady Bird: É hora de voar”, da diretora Greta Gerwig, ficou com dois prêmios – melhor filme de comédia ou musical e melhor atriz para Saoirse Ronan;
- “The Handmaid’s Tale” foi a melhor série de drama e rendeu rendeu prêmio de melhor atriz dramática para Elisabeth Moss;
- “The Marvelous Mrs. Maisel” foi a melhor série de comédia ou musical e rendeu prêmio de melhor atriz cômica para Rachel Brosnahan.
Do tapete vermelho aos discursos de agradecimento (e crítica), este 75º Globo de Ouro teve diversas manifestações para denunciar o assédio sexual e tratar de questão de gênero:
- Atrizes usaram vestidos preto para protestar;
- Atores usaram broche para apoiar o Time’s Up, um fundo criado por atrizes para apoiar vítimas de abuso;
- Diversos discursos lembraram a hashtag #metoo (“eu também”), inclusive Oprah, para falar de mulheres que sofreram violência sexual;
- Natalie Portman, que apresentou o prêmio de melhor diretor, fez questão de lembrar que o Globo de Ouro não indicou nenhuma mulher para esta categoria.
Os protesto vieram na sequência das dezenas de acusações de estupro contra o produtor Harvey Weinstein. Kevin Spacey e Dustin Hoffman também foram alvo de denúncias semelhantes.
Durante a cerimônia, o anfitrião Seth Meyers não perdeu tempo e abordou o tema logo na abertura da festa. “Damas e cavalheiros que restam”, afirmou ele ao saudar a plateia. E acrescentou: “É 2018, a maconha finalmente foi liberada e o assédio sexual finalmente não é”.
“Para os indicados na sala esta noite, esta é a primeira vez em três meses que não será assustador ouvir seu nome sendo lido em voz alta.”