Os trabalhadores da Gerdau, de Pindamonhangaba, aprovaram layoff (suspensão temporária dos contratos) para 100 funcionários da empresa em assembleia nesta segunda-feira (25). Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a medida foi pedida pela Gerdau sob alegação de baixa na produção.
O setor trabalha na execução de um dos produtos da empresa, transformando aço líquido em vergalhões –a demanda por esse produto estaria baixa. A proposta aprovada tem expectativa para começar no início de abril, com duração de dois meses.
O setor trabalha na execução de um dos produtos da empresa, transformando aço líquido em vergalhões – a demanda por esse produto estaria baixa . A proposta aprovada tem expectativa para começar no início de abril, com duração de dois meses.
O sindicato ainda afirmou que a proposta aprovada prevê que, caso após a volta haja demissão, seja adicionado ao acordo de demissão dois salários. A Gerdau mantém 1,9 mil trabalhadores.
Por nota, a Gerdau confirmou que está em negociação com o sindicato para a realização de um programa de layoff a partir de abril e que a medida busca preservar os empregos existentes.
“Essa decisão se deveu aos recentes movimentos da indústria automobilística no Brasil, principal consumidor de aços especiais, de conceder férias coletivas e buscar a redução de seus estoques, principalmente em razão da crise econômica argentina”, informou na nota.
Foto: Sindicato dos Metalúrgicos/Divulgação