Após oito anos de portas fechadas, a Escola de Soldados, instalada no 5º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), voltou a funcionar em Taubaté. A solenidade oficial ocorre amanhã.
Na semana passada, 150 alunos, entre eles 20 mulheres, deram início ao módulo específico do Curso de Formação, que tem a duração de seis meses. A primeira turma, após a revitalização, se formará em maio de 2015.
De acordo com a Polícia Militar, os alunos foram selecionados, por meio de concurso, e já concluíram o módulo básico em diversas cidades do Estado, entre elas São José dos Campos, no CPI-1 (Comando de Policiamento Interior).
As aulas têm início às 7h55 e acontecem de segunda à sexta-feira. No módulo básico, que também teve a duração de seis meses, os futuros policiais tiveram 24 matérias teóricas.
Já no específico, que é aplicado em Taubaté, os alunos aprendem noções voltadas à parte prática do policiamento, com aulas de tiro, procedimentos padrões, abordagens e outros. São 26 matérias no total.
No final de cada matéria, uma prova é aplicada e o aluno deve atingir o mínimo de sete pontos. Após a conclusão, ele está habilitado ao policiamento ostensivo, sob supervisão de um sargento ou tenente.
“O quartel ganhou vida novamente, esses jovens, de 18 a 25 anos, vão participar das atividades realizadas aqui e com certeza, auxiliar no policiamento já do Carnaval, em São Luís do Paraitinga”, disse o capitão Waldomiro Medeiros.
O estágio probatório tem a duração de dois anos. O salário, de soldado de 2º classe, é de R$ 2.400. O número de soldados de que deverão ficar na cidade não foi informado.
Reforma. O prédio foi construído em 1950 para abrigar o batalhão. A reforma foi feita pela prefeitura pelo custo de R$ 450 mil. As obras terminaram em setembro.