O Furacão Irma atingiu a ilha de Barbuda e se dirigia para outros pontos da região do Caribe, na manhã desta quarta-feira (6), segundo a CNN. Antígua, Porto Rico, São Cristóvão e as Ilhas Virgens devem ser atingidas pelo furacão de categoria 5, que já é o mais forte já registrado na bacia do Atlântico, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Não há informações sobre danos ou vítimas na sua passagem por Barbuda. Quando estava a cerca de 75 km a leste de Barbuda, o Irma provocou ventos em uma velocidade de 295 km/h, segundo o Centro de Furacões.
O avião que leva o Papa Francisco de Roma (Itália) a Bogotá (Colômbia) alterou sua rota nesta quarta para contornar o furacão, segundo o Vaticano.
A costa leste dos EUA, Flórida, Ilhas Virgens e Porto Rico já estão em estado de emergência. O Centro de Furacões espera que o Irma chegue ao sul da Flórida no sábado.
Enquanto o Irma passava pela região do Caribe, a tempestade tropical Katia se formava no Golfo do México, segundo a Associated Press.
2º furacão em duas semanas
O Irma será o segundo poderoso furacão a atingir os Estados Unidos e seus territórios em duas semanas.
Moradores do Texas e Louisiana ainda estão se recuperando dos eventos catastróficos do furacão Harvey, que atingiu o Texas como um furacão de categoria 4 em 25 de agosto. As chuvas torrenciais provocaram inundações, destruíram milhares de casas e deixaram ao menos 1 milhão de desabrigados.