Os trabalhadores da Gestamp, de Taubaté, aprovaram em assembleia online feita neste domingo (17) a proposta de revisão de salário e Participação nos Lucros (PLR) feita pela empresa. De acordo com o sindicato, a empresa vai fazer a reposição da inflação nos salários e vai pagar a PLR descontando os dias em que a empresa esteve parada por causa da pandemia.
A votação online foi encerrada às 17h deste domingo. Por causa da pandemia, o sindicato tem feito as votações online, para evitar aglomerações. Na proposta, segundo a entidade, a PLR será paga em duas parcelas, sendo uma até o fim de maio e a segunda em dezembro.
O valor acordado não foi informado pelo sindicato, mas a entidade informou que vai levar em conta os dias em que a planta esteve parada. No início de abril, por causa da pandemia, a empresa colocou os trabalhadores em layoff. No acordo os trabalhadores ainda aceitaram a proposta de revisão salarial ao investe de reajuste. A Gestamp vai fazer a reposição da inflação aos salários.
Em contrapartida, o acordo prevê a estabilidade no emprego até 31 de dezembro e a prioridade na recontratação dos funcionários demitidos na última quinta-feira (14) em caso de aumento na demanda de serviço.
Histórico
Na última quinta-feira (14) a planta decidiu encerrar o terceiro turno e, com isso, desligou todos os funcionários do período. A medida impactou 164 trabalhadores. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada depois da queda na demanda de produtos por causa da pandemia.
Em abril, a empresa havia anunciado um Layoff — suspensão temporária dos contratos — para 1,2 mil trabalhadores na planta. Além disso, havia decretado redução de jornada e salários de até 25%.
Apesar disso, antes do fim da suspensão de contratos, convocou os funcionários e anunciou as demissões.
Foto: Divulgação/Gestamp