Uma fuga de detentos em massa do Presídio Edgar Magalhães Noronha, deixa o Vale em alerta. Por meio de nota, a SAP Secretaria de Administração Penitenciária informou que 218 dos 3006 internos do Pemano conseguiram fugir durante a rebelião iniciada na noite da última segunda-feira (16).
O motim foi iniciado após o Tribunal de Justiça determinar o cancelamento da saída temporária de Páscoa, marcada para terça-feira (17). O motivo do cancelamento do beneficio segundo o estado é a pandemia do novo coronavírus.
O Pemano esta localizado na Rodovia Amador Bueno da Veiga, SP 62 que liga as cidades de Taubaté e Pindamonhangaba. A unidade tem capacidade para abrigar 2.672 presos,mas atualmente esta com 3006. A fuga foi feita pelo muro dos fundos do presídio.
A rebelião mobilizou a tropa de elite da polícia paulista, homens do BAEP Batalhão de Ações Especiais e da Força Tática reforçaram a segurança interna e externa da unidade dando apoio aos homens do GIR Grupo de Intervenção Rápida, órgão ligado a SAP. Ainda durante o motim, 6 detentos foram capturados após invadirem uma residência na Rua Passa Quatro, no bairro Parque das Fontes em Tremembé. A dona de casa Maria dos Milagres dos Santos, colocava o lixo na calçada quando foi surpreendida pelo grupo, a mulher conseguiu pedir ajuda e todos foram capturados pela PM.
Negociação
A negociação para o fim do motim foi feita por meio de um rádio de comunicação, a Juíza da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, Sueli Zeraik e o Promotor Marcelo Negrini acompanharam toda ação.
“Não houve feridos nem exigência por parte dos detentos, eles ficaram sim revoltados com a decisão do cancelamento da saída temporária”, disse a Juíza. Questionada sobre as condições da unidade ele admitiu: “Muita coisa foi quebrada na unidade, vamos esperar a contagem dos detentos e analisar quais decisões serão tomadas”, concluiu.
O Promotor de Justiça, questionado sobre transferências foi categórico, “Se identificados os responsáveis pela rebelião, estes sim podem ser transferidos”, disse Negrini.
PM
Nosso jornalismo procurou pelo comando da Polícia Militar sobre a rebelião. A corporação se manifestou por meio de nota.
“A Polícia Militar informa que na data de ontem (16) foi acionada para prestar apoio em tentativa de fuga e princípio de rebelião no Presídio Edgar Magalhães Noronha (PEMANO), na cidade de Tremembé.
Assim que chegou ao local, as equipes realizaram o cerco do presidio, sendo cessada a fuga possibilitado aos funcionários da SAP fazerem a atuação na área interna.
A Polícia Militar também intensificou o patrulhamento na região com objetivo de identificar recolher os foragidos.
Salientamos a importância da colaboração da população, que pode informar a localização de foragidos através do telefone de emergência 190 e pelo Disque Denuncias 181.
As solicitações de informações sobre número de presos evadidos e a quantidade de recapturados deverão ser feitas à SAP.”
Até a publicação desta reportagem 112 haviam sido recapturados.