A Ford anunciou na tarde desta quinta-feira (19) que vai dar férias coletivas para os funcionários da fábrica de Taubaté (SP), para manter os trabalhadores em segurança diante da pandemia de coronavírus (Covid-19). A medida abrange ainda as demais plantas da empresa no Brasil – em Camaçari (BA) e Horizonte (CE) – e também uma unidade na Argentina.
Segundo a montadora, a suspensão dos trabalhos na fábrica de Taubaté terá início na próxima segunda-feira (23), com duração de 20 dias. O retorno da produção está previsto para o dia 13 de abril.
De acordo com a Ford, o “objetivo principal é manter os funcionários em segurança e ajudar a limitar a propagação do vírus, além de ajustar os volumes de produção à redução na demanda dos consumidores gerada por essa situação sem precedentes”.
A planta de Taubaté, que fabrica motores e transmissões, tem atualmente, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, 920 funcionários.
A empresa informou também que desde o início do surto do coronavírus vem tomando todas as medidas possíveis para minimizar o impacto da doença, adotando o trabalho remoto, limitando os visitantes nas fábricas e escritórios e aumentando a frequência da limpeza nas instalações.
Reflexos na indústria
A General Motors (GM) também vai dar férias coletivas para os funcionários da fábrica de São José dos Campos como reflexo da crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus.