A montadora Ford anunciou nesta quarta-feira (25) férias coletivas de 20 dias para todos os 1.500 funcionários de sua fábrica em Taubaté, interior de São Paulo. Durante o período, de 14 de dezembro a 3 de janeiro, não haverá produção na fábrica.
Atualmente, a unidade produz transmissões e motores Sigma 1.5, modelo utilizado no novo Ka Sedan e no New Fiesta.
Além do período de férias coletivas de fim de ano, haverá um período de parada temporária, com compensação de banco de horas, com o objetivo de ajustar a produção à demanda do mercado. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no comparativo do primeiro semestre de 2015 e 2014, a queda de licenciamentos foi de 17,72%.
Histórico
Em julho, a empresa já colocou 1,2 mil de seus funcionários dos setores de motores e de transmissões em férias coletivas de 15 dias.
Além das férias coletivas, a empresa adotou a suspensão temporária de 800 contratos durante a última semana de setembro. Em abril deste ano, cerca de 140 funcionários de Taubaté aderiram ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) após terem seus contratos suspensos por “layoff” (suspensão temporária de contratos).
No Brasil
Nesta quarta-feira, a Ford anunciou o encerramento de produção noturna em Camaçari (BA), mas não informou se funcionários desta unidade serão demitidos.
Segundo a empresa, os funcionários da planta de São Bernardo também estão em férias coletivas. Em setembro, trabalhadores aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), com isso, a montadora cancelou 203 demissões previstas para a planta.