O Fluminense preparou homenagens e luto para a volta do Campeonato Carioca. Neste domingo, quando entrarem em campo para enfrentar o Volta Redonda, às 19h (de Brasília) no Estádio Nilton Santos, os jogadores vão usar um uniforme preto pelas mais de 50 mil vítimas do novo coronavírus no Brasil. E quando a bola rolar, o time vai jogar de camisa branca e com uma mensagem no peito para os profissionais de saúde que estão na linha de frente nesta pandemia.
Ao lado do Botafogo, o Fluminense foi um dos críticos da retomada do campeonato diante do quadro ainda crítico do Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. Após entrar na Justiça, os clubes conseguiram apenas adiar o retorno aos jogos em uma semana e anunciaram que entrarão em campo sob protesto.
Além disso, a camisa de jogo levará nas costas a mensagem “Vidas Negras Importam”. A frase é de um movimento antirracista que ganhou força em maio após George Floyd, um homem negro de 46 anos, ter sido assassinado pelo policial Derek Chauvin nos Estados Unidos. Acusado de utilizar uma nota falsa de 20 dólares, Floyd foi algemado e asfixiado por Derek com joelho durante seis minutos, mesmo já imobilizado. O Fluminense e seus jogadores já haviam se solidarizado com o caso.
Ação social
Com os jogos de portões fechados por causa da pandemia, o Fluminense abriu uma venda simbólica para a partida, a preços de R$ 4 sócios e R$ 9 para o público em geral. A renda será revertida para a Fundação Oswaldo Cruz, para ajudar na busca por uma vacina contra o vírus. E quem comprar mais bilhetes virtuais vai ganhar as camisas pretas da homenagem, como anunciou o presidente Mário Bittencourt em entrevista coletiva neste sábado:
Amanhã vamos entrar com uma camisa preta. E todo mundo está perguntando se ela vai para venda. Os 10 maiores compradores dos ingressos virtuais serão contemplados com as 10 camisas. E o número um, o que comprar mais, será contemplado com a preta e a branca de jogo, onde tem uma linda homenagem no lugar do patrocínio master homenageando os profissionais de saúde. E como vários clubes no mundo fizeram, a mensagem “Vidas Negras Importam” atrás. São duas camisas históricas, e o dinheiro será doado para a Fio Cruz para a criação de uma vacina.