Uma fila exclusiva na balsa para os moradores de Ilhabela começará a ser testada no litoral norte. A previsão é que a operação em caráter experimental comece ainda em março. Nesse verão, moradores e turistas chegaram a esperar mais quatro horas para fazer a travessia de carro – hoje, todos os usuários usam uma fila única, sem prioridade.
De acordo com a prefeitura, a fila prioritária será para os veículos com placas de Ilhabela. Os testes operacionais começam depois do carnaval e, com os resultados, a Secretaria de Logística e Transportes irá avaliar para manter o sistema permanentemente.
Os morador do arquipélago Antônio Marcos conta que precisa ir com frequência para São Sebastião, mas depois de ficar recentemente mais de duas horas na fila desistiu de utilizar o veículo na travessia. A travessia feita à pé é mais rápida.
“Não quero ficar mais de horas para atravessar. Então, eu tive que mudar minha rotina e ir andando e pegar ônibus para fazer o que eu preciso. Carro só uma vez por mês quando tem muita necessidade. Eu tenho dois carros na garagem e não consigo usar. Se desse certo a fila exclusiva para quem mora aqui, seria ótimo, mas tem que ser bem fiscalizado”, afirmou.
O morador Hugo Gustavo também torce para que a medida dê certo. “Ia facilitar muito, a gente precisa se locomover, mas acabamos ficando presos na fila”, contou.
Dersa
A companhia que opera as balsas, ligada ao governo do estado, tem sete embarcações. No entanto são recorrentes as paradas de veículos para manutenção, segundo os usuários. Por dia circulam, em média, 4 mil veículos pelas balsas no litoral norte paulista.
O fluxo aumenta cerca de 30% durante a temporada – Ilhabela é um dos destinos mais badalados do litoral paulista no verão.