Mesmo sem estar na sua melhor forma, por conta de uma cirurgia no joelho no fim do ano passado, brasileiro leva o ouro com um total erguido de 420kg. Cubano fica com a prata
Vindo de uma cirurgia no joelho no fim do ano passado, Fernando Reis esteve longe das suas melhores marcas no levantamento de peso, que são 201kg no arranco e 240kg no arremesso. Mesmo assim, o brasileiro, quarto lugar no Mundial do ano passado, mostrou que segue absoluto nas Américas. Nesta terça, em Lima, ele conquistou o tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos ao levantar 190kg no arranco e 230kg no arremesso, num total de 420kg, 21kg a mais que o segundo colocado – em Toronto 2015, ele venceu com uma diferença de 51kg para o medalhista de prata.A prata dos Jogos de Lima ficou com o cubano Luis Manuel Lauret, que ergueu 181kg no arranco e 218kg no arremesso. Completou o pódio da categoria acima de 109kg o mexicano Raul Manriquez, com 175kg de arranco, 218kg de arremesso e 393kg de total.
– Me senti muito bem, confesso que estava receoso antes da prova. Estou no caminho certo e consegui testar o joelho. A gente passou por um processo bem complicado com a cirurgia. O COB me deu todo o respaldo. Mostra que estamos no caminho certo para o Mundial e a Olimpíada – disse Fernando.
Com apenas quatro concorrentes na luta pela medalha, todos com pedidas de peso mais baixas que as suas, Fernando Reis dependia apenas de si para chegar ao ouro. O paulista abriu sua série do arranco com 180kg, devidamente erguidos. A superioridade do brasileiro era tanta que, quando ele abriu a sua série, três dos quatro concorrentes já haviam realizado todas as suas três tentativas da prova.
Após ver o cubano Luis Manuel Lauret erguer 181kg, Fernando pediu 185kg em sua segunda tentativa. Confirmada a marca, o brasileiro ainda ergueu 190kg em seu terceiro arranco, ampliando ainda mais a diferença na liderança – Lauret também pediu 190kg, mas falhou no movimento.
Restava apenas a prova do arremesso para Fernando Reis confirmar o tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos. A primeira pedida do brasileiro foi 212kg. Fernando ergueu com facilidade. Sem ter a sua liderança ameaçada, o paulista ainda levantou 220kg e 230kg, sua marca final. Brigando com Raul Manriquez pelo segundo lugar, coube a Luis Manuel Lauret garantir a prata com um arranco de 218kg.
– Agora a minha meta é abrir a cabeça, porque a parte psicológica é complicada. O medico fez um bom trabalho. Saio da competição bem fisicamente e psicologicamente. Nosso objetivo é conquistar o mundo – finalizou Fernando Reis.