Os 40 anos da morte do cantor Elvis Presley foi lembrado nos Estados Unidos com a tradicional vigília em Graceland, casa onde ele morava, em Memphis, nos Estados Unidos.
A filha do cantor, Lisa Marie, participou das homenagens ao pai, que morreu no dia 16 de agosto de 1977 vítima de ataque cardíaco.
No Brasil, músicos falaram sobre a importância e a influência de Elvis Presley para o rock.
— Elvis foi fantástico. Uma voz de veludo, o primeiro cara a sair rebolando de verdade. Totalmente influenciado pela música negra, música gospel, rockabilly. E ele acabou fazendo o seu próprio estilo. Little Richard, um dos inventores do rock, falava que a apresentação do Elvis era ‘dynamite’! Eu fui muito influenciado pelo Elvis, na sua forma de cantar, na sua forma de agir. ‘Long live to the king!’
— O Elvis surgiu em uma época em que o rock’n roll estava nascendo nos guetos negros, muito por conta do Chuck Berry e uma galera do blues migrando para o rock, com guitarras mais distorcidas e tudo mais. E por ser aquela figura cinematográfica que era, o Elvis contribuiu muito para o rock ganhar essa evidência. Acho que a grande contribuição dele foi a construção da imagem, porque o rock tem uma coisa visual que vem junto com ele. Elvis virou uma espécie de símbolo com aquela postura, com o jeito no palco. Essa postura está nas raízes do rock e chega até hoje. Ele tem uma grande influência no jeito, na postura, no comportamento.