A apuração do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, nesta terça-feira (4/3), no Anhembi, terá o quesito Evolução como critério de desempate — antes, porém, vem o acréscimo de todas as notas descartadas, como diz o regulamento da Liga SP. A leitura começará às 16h e a escola campeã deverá ser conhecida por volta das 18h, caso se confirme a previsão de disputa acirrada pelo título.
A ordem de leitura e a consequente definição do quesito de desempate (o último) se deu por sorteio realizado na tarde desta terça-feira (3/3)
Veja a sequência de leitura das notas:
- Enredo
- Bateria
- Samba-Enredo
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira
- Comissão de Frente
- Harmonia
- Alegoria
- Fantasia
- Evolução
Sobre o critério de desempate, como explica o regulamento da Liga SP, “evolução é o deslocamento progressivo e ritmado da escola de samba com entrosamento entre a dança e o ritmo da bateria em um conjunto harmônico, onde os componentes se manifestam com empolgação, desenvoltura e expressões corporais diversas, mas sem perder a característica própria de um desfile de escola de samba”.
O regulamento cita alguns exemplos de perda de ponto em Evolução. A penalização ocorre se houver expressão corporal incompatível com o ritmo da bateria, variação significativa de velocidade no deslocamento, invasão de componentes de uma ala em outra, “buracos” entre ou dentro das alas, além de integrantes de chão tocando ou sendo tocados por um carro alegórico.
A perda de décimos é proporcional à quantidade de infrações. Por exemplo, se houver apenas uma variação de velocidade, a escola perde 0,1 ponto, duas, 0,2, e três ou mais, 0,3. Na expressão corporal, se 5 a 10 componentes estiverem fora do padrão, é descontado 0,1 ponto, aumentando a perda conforme a quantidade de integrantes.