Três alunos reformaram um motor da década de 1940 de um avião americano utilizado na 2ª Guerra Mundial, como projeto do trabalho de conclusão do curso de engenharia aeronáutica em Taubaté (SP). O objetivo era transformar o motor em material didático, que será utilizado a partir deste ano por estudantes da Universidade de Taubaté.
O motor foi recebido com outros itens há cerca de dez anos pela universidade e estava sem uso.
“Quando comprado já estava deteriorado, mas nesses anos ficou exposto ao tempo e piorou ainda mais. Quando o grupo estava procurando um tema para fazer, decidimos pela revitalização do motor para se transformar em material didático”, contou o coordenador do curso de engenharia aeronáutica, Pedro Marcelo Alves, que também foi um dos orientadores do projeto.
Então, o trio Lucas Damião, Bruno Soares e Livio Gomes Júnior começou a revitalização. Todo processo durou cerca de oito meses.
“Foi muito complicado porque o motor estava completamente travado dentro, tivemos que desmontar para ver o funcionamento porque tinha coisas que nunca vimos. Conseguimos o manual pela internet e até o material de estudo utilizado para aquela época”, explicou o aluno Lucas Damião.
Ele disse ainda que junto com a restauração, fizeram uma pesquisa que irá servir de material para estudo.
“Mostramos todo o funcionamento do motor, quais características daquela época, citamos outras marcas concorrentes na época. É muito interessante…. Lidamos com muita ferrugem para chegar no que está hoje”, completou.
Com o trabalho pronto, os alunos se formaram no curso. Agora, o trabalho deve ser utilizado nos próximos meses nas aulas do 9º e 10º período de engenharia aeronáutica e também em algumas aulas de engenharia mecânica – em aulas que estudam motores.
“O motor tem alguns cortes especifícos para ver por dentro e o motor elétrico vai dar condição de simular o funcionamento dele e ver como funciona todos os componentes internos dele. Será ótimo para explicar para os alunos como a teoria é aplicada”, concluiu o professor.