As comemorações aos 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida, realizadas nesta quinta-feira (12) no Santuário Nacional, são encerradas nesta noite com o Festival da Padroeira, um show com mais de dez artistas.
A apresentação teve início por volta de 21h, após a missa de encerramento realizada no altar central da basílica. O show acontece na área externa do Santuário, na Tribuna Bento XVI.
O primeiro a se apresentar foi Daniel, que participou de outros dias da programação dos 300 anos no Santuário. Ele abriu o show cantando Ave Maria. “O que eu levo é força para seguir em frente e volto com a fé renovada e restaurada. Sou um romeiro privilegiado”, disse, antes da apresentação.
Na sequência, entrou no palco o Padre Fábio de Melo, que cantou Nossa Senhora do Brasil. Após a apresentação dele, Preta Gil e Elba Ramalho cantaram Maria, Maria.Participam do show ainda Michel Teló, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, Agnaldo Rayol, que esteve na missa realizada pela manhã no Santuário, Joana, Renato Teixeira e Alcione. A cantora Fafá de Belém estava prevista para a apresentação, mas cancelou nesta quinta, por estar afônica.
Quando comecei a carreira passei aqui para agradecer as coisas que estavam acontecendo e minha família, hoje tenho filhos incríveis. Me sinto honrado por estar aqui agradecendo tudo isso hoje”, contou Michel Teló.
O policial Pedro José Silva da Cunha, 52 anos, veio de Belém do Pará para participar da Festa da Padroeira. “Percorri 3.400 quilômetros. Apesar da distância é um momento de renovação. No show e durante todo dia venho pedir por um mundo melhor, com menos injustiça”, disse.
“Vim para acompanhar o Chitãozinho e Xororó e músicas que falam da Mãe, isso me leva a pura comoção. Mãe com M maiúsculo”, disse a secretária Eliana Marchezam, 51 anos, de Ribeirão Preto (SP).
Os artistas se emocionaram durante a apresentação e relataram histórias de fé e devoção à Nossa Senhora. Eles também falaram sobre os desafios vividos pelas mulheres. Preta Gil e Michel Teló choraram ao falar da carreira e da santa.
A dupla Chitãozinho e Xororó relembraram o início da carreira. “Há 47 anos trouxemos nosso primeiro LP aqui no Santuário”, contou Xororó.
O Padre Fábio criticou a corrupção, os políticos e a divisão da população em grupos com ideologias diferentes. ele chamou o público a reza uma Ave-maria pelo “povo brasileiro”. “Merecemos um país melhor, nós pagamos altíssimo por um país melhor, nós queremos que Brasília nos governe com justiça”, disse