A Associação Comercial de Ilhabela lançou uma campanha por melhorias na balsa que faz a travessia até São Sebastião.
O serviço, operado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), vem enfrentando protestos nas últimas semanas por seguidos atrasos.
O último caso foi no último fim de semana, quando motoristas ficaram mais de seis horas na fila aguardando o embarque nas balsas.
“Durante a temporada, com os executivos da Dersa presentes, o plano emergencial foi cumprido, sem grandes filas. Mas precisou de apenas um dia para que os problemas voltassem no dia 2 de março”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Wilson Santos.
Segundo ele, o aumento recorrente dos atrasos na travessia já está afetando o comércio local, com aumento no preço de produtos e prejuízos ao turismo.
“Estou com medo do que pode acontecer com Ilhabela nos próximos feriados. Nós já temos relatos da rede hoteleira de turistas desistindo. Isso afeta diretamente a rede de gastronomia, comércio e os empregos, que com a queda do turismo não temos como manter”, explica Santos.
Campanha
Um inquérito já foi instaurado pelo Ministério Público par averiguar a situação e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estuda uma ação coletiva da população contra a Dersa.
“Já existe desde julho de 2016 uma ação civil pública contra a Dersa, junto à Contur e à AOB, que vamos retomar o acompanhamento e investigação. Mas o foco é buscar a mudança da gerência aqui no Litoral Norte, pois a empresa terceirizada não está correspondendo as nossas necessidades”, disse o presidente da associação.
A campanha inclui a confecção de adesivos e a veiculação de publicidades nas redes sociais e em veículos de comunicação. As peças cobram o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Dersa
A Dersa se manifestou por meio de uma nota, lamentando os transtornos ocorridos durante o fim de semana e explicando que uma das embarcações não foi utilizada por problemas técnicos.
“No sábado (25), um dos seis ferry boats que fazem aquela travessia apresentou problema mecânico e precisou ser retirado de operação. O serviço continuou sendo prestado pelas outras cinco embarcações, mas a frota disponível não foi suficiente para atender com agilidade os 6,3 mil veículos que utilizaram a travessia São Sebastião/Ilhabela neste domingo.”
A Dersa informou ainda que “segue disponível” para quaisquer explicações. “A Dersa se mantém à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos e aberta ao diálogo com todos os representantes das comunidades das quais faz parte”, informou.
“No próximo verão, o serviço estará operando com sete embarcações e capacidade operacional de 670 veículos/hora, que transportará, em média, mais de 6,4 mil veículos por dia. Neste ano, serão investidos mais R$ 20,7 milhões na reforma e modernização de sete ferry boats, sendo dois da Travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-30 e FB-20).”, conclui a nota.