Campos do Jordão é cheia de referências europeias: temperaturas amenas, culinária com raízes portuguesas e alemãs, além da arquitetura com traços suíços. A ideia é garantir uma vivência além Brasil. Por isso, um empresário decidiu oferecer uma opção diferente de acomodação: os motorhomes. Inspirados na década de 1980, eles guardam as características originais, com toques de requinte para quem quer um fim de semana diferente na serra.
A acomodação é oferecida em uma plataforma na internet, na categoria classificada como ‘vintage experiênce’. Os trailers são estacionados em uma área arborizada em que garantem interação dos frequentadores com esquilos, amanhecer com pássaros e a chance de sentar ao redor da fogueira para tomar um vinho à noites.
Segundo o idealizador, a ideia é unir a possibilidade de contato com a natureza sem que o turista perca o requinte da cidade.
“O mercado vem em uma tendência de experiência. Quem vem a Campos do Jordão quer algo fora do comum, com raízes estrangeiras, e é isso que nós oferecemos. Atendemos o perfil de quem quer sair da capital ou do agito para relaxar no interior”, explicou Evandro Marucci.
Inspiração
O empreendedor viveu por nove anos na China, a trabalho, e quando voltou ao Brasil decidiu investir no ramo hoteleiro. Ele conta que visitou países e conheceu referências no mundo percebendo a mudança de perfil de consumo na busca por experiências.
Ele planejava abrir uma pousada em Campos do Jordão, no perfil tradicional, quando teve a ideia dos trailers. Há um ano e meio no mercado, ele já atendeu cerca de 500 reservas em dois veículos.
Ele conta que atende desde pessoas que viveram o ‘boom’ da moda motorhome, há mais de três décadas, até os mais jovens. Descreve o negócio para o segundo público como ‘instagrameável’ – ou seja, atrativo para postar fotos no Instagram.
A jornalista Débora Sampaio é de Santos (SP) e alugou o espaço para tentar desconectar o filho de 12 anos, que não vive sem internet. Ela conta que a dificuldade na hora de escolher um programa de fim de semana era encontrar algo capaz de fazer o filho abandonar as telas para curtir o passeio.
“Um hotel ou uma pousada são opções tradicionais. Por mais que haja opções de lazer para crianças, não é nada novo. Quando falei com ele sobre isso, ele achou incrível e conseguimos envolvê-lo com a viagem e a programação. A gente acabou quase não saindo da acomodação para ver a cidade porque o motorhome em si era a atração”, conta.
O espaço acomoda até cinco pessoas e fica em uma área arborizada próxima ao Capivari. O preço da hospedagem em um fim de semana na temporada chega a R$ 1 mil, de sexta a domingo. Fora da temporada custa cerca de R$ 800.