A transferência de uma árvore de 80 anos parou parte do centro de São José dos Campos neste domingo (24). O ipê roxo que ficava entre as avenidas Rui Dória e São José foi transferido para o Parque Boa Vista, na zona norte da cidade. A mudança é por causa das da revitalização do centro.
O ipê estava no local desde 1936, quando foi plantado, e pesa cerca de sete toneladas. A operação de transplante, como é chamada, levou cerca de cinco horas. Ele precisou ser guinchada até o caminhão para o transporte.
De acordo com a prefeitura, a ideia da transferência foi para que quem visitasse o teatro Benedito Alves pudesse reviver a memória. Antes de ser fechado, quem ia ao teatro tinha como vista o Banhado, um dos principais cartões postais de São José dos Campos. Com a idade, a árvore tomou conta da vista.
Para a retirada, foi preciso montar uma operação. As equipes levaram cerca de sete dias preparando a árvore. Primeiro ela foi podada, para diminuir o peso e largura. Depois foi aberto um buraco de cerca de três metros para que a raiz fosse exposta. Durante a semana, o ipê foi tratado com uma solução de água, adubo e hormônio vegetal, para garantir que chegaria intacto ao parque.
Na hora da retirara, ele parecia querer ficar. Quando tudo estava pronto para o transporte, ela caiu do caminhão. Segundo a secretaria de Serviços Públicos a queda não danificou a árvore. O transporte levou cerca de 25 minutos. Algumas vias foram interditadas durante o percurso.
No parque, um buraco de cerca de três metros foi aberto para receber a árvore, que chegou ao local no final da tarde deste domingo. O ipê vai agora passar pelo processo de adequação à nova casa e será acompanhado pela administração.