Dois homens foram presos nesta quarta-feira (7) em São José dos Campos (SP) suspeitos de comercializarem decodificadores irregulares de uma empresa de TV a cabo. Segundo a Polícia Civil, eles anunciavam os equipamentos pela internet e vendiam em lojas do centro da cidade. Os dois vão responder por estelionato e receptação qualificada. Outras cinco pessoas com suspeita de envolvimento no crime foram detidas.
A polícia chegou até os suspeitos após uma investigação que já durava cerca de um ano. Foram apreendidos pelo menos 40 aparelhos.
A NET informou que eles podem ter sido roubados ou furtados de assinantes e depois colocados à venda. Os equipamentos permitem que a pessoa possa assistir a todos os canais sem pagar nada à operadora.
Ao todo, foram cumpridos sete mandatos de prisão em quatro lojas e seis mandados em casas de pessoas que usariam o serviço ilegalmente. Cinco pessoas suspeitas de estarem envolvidas foram ouvidas pela polícia e liberadas após prestarem depoimento.
Segundo Sidney Dorce, delegado que cuida do caso, os consumidores que aceitam comprar os aparelhos de maneira irregular também podem ser presos e responder pelo crime.
Foto: Henrique Pedreiras/TV Vanguarda