Duas pessoas morreram durante a chuva que atingiu Ilhabela, arquipélago no Litoral Norte de São Paulo, nesta terça-feira (16). Uma das vítimas foi soterrada e, a outra, arrastada pela correnteza. A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
De acordo com os bombeiros, que trabalharam na área afetada pelo deslizamento de terra na Rua Deolino Mariano Leite, no bairro Barra Velha, no local havia um muro que dividia dois terrenos e que não suportou o volume da água e terra, por isso acabou cedendo. Um idoso de 78 anos, que estava fechando o portão da casa, morreu ao ser atingindo pelo escombros do muro e pela lama.
Segundo a corporação, o idoso ficou soterrado nos escombros. Foi mobilizada uma operação de buscas com o auxílio de uma retroescavadeira. Após cerca de duas horas de buscas, o corpo do idoso Artemio Guedes foi encontrado sem vida. O imóvel que cedeu foi interditado devido ao comprometimento estrutural.
A outra vítima foi arrastada pela correnteza na Avenida Faria Lima, no bairro Água Branca, devido à elevação das águas de uma cachoeira. Com o volume de água, uma forte correnteza se formou e desprendeu um deck nos fundos de uma residência, onde estava um morador.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram as buscas pela vítima, mas o morador foi encontrado morto após ser arrastado pela enxurrada. Não há informações sobre a identidade da vítima.
Ilhabela também registrou outros estragos por causa da chuva, como quedas de árvores e de talude. Famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes. Escolas públicas também foram abertas para receber desabrigados.
As equipes da Defesa Civil e dos bombeiros continuam atuando nas ocorrências, avaliando os danos causados pela chuva.
O município, no Litoral Norte paulista, registrou 113 milímetros de chuva nas últimas 12 horas e 154 milímetros nas últimas 24h. Na manhã desta quarta-feira (17), ainda chovia em Ilhabela.
