A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (23), com a aplicação específica para idosos e profissionais da saúde. Em tempos de quarentena devido à pandemia do coronavírus, muitos idosos romperam o isolamento, saíram às ruas e foram até os postos de saúde para já garantir a prevenção, mas como a procura foi grande, em algumas cidades as doses esgotaram em poucas horas.
São José dos Campos
O lote de vacinas que a cidade recebeu se esgotou na tarde desta segunda-feira. A prefeitura pediu uma nova remessa de doses e a previsão é que até a próxima quinta-feira (26), a aplicação das vacinas seja retomada.
Taubaté
A prefeitura informou que a cidade recebeu 13 mil doses da vacina, mas que às 11h desta segunda-feira o lote já havia esgotado. Uma nova remessa foi solicitada para o Ministério da Saúde, mas a prefeitura não sabe informar quando as vacinas devem chegar ou quando o serviço de vacinação contra a gripe vai ser retomado.
Caraguatatuba
As 5,9 mil doses de vacina contra a gripe que a cidade recebeu se esgotaram em menos de duas horas. A prefeitura informou que já fez o pedido para o Ministério da Saúde, solicitando uma nova remessa de vacinas e que a previsão é que na próxima sexta-feira (27), o novo lote seja disponibilizado.
Pindamonhangaba
Segundo a prefeitura, o município recebeu 5,4 mil doses de vacina, um terço da estimativa para a primeira etapa, mas como a procura foi grande nos postos de vacinação, todas as doses destinadas pelo Ministério da Saúde para a cidade esgotaram ainda na manhã desta segunda-feira (23).
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba já solicitou novos lotes e a previsão para a chegada de mais vacinas é somente a partir da próxima semana.
Atibaia
As 6 mil doses enviadas pelo Governo do Estado se esgotaram rapidamente no primeiro dia de vacinação em Atibaia, segundo a prefeitura. Uma nova remessa de vacinas foi solicitada pela administração e a previsão é que ainda nesta semana o lote seja reposto.
Bragança Paulista
A Secretaria Municipal de Saúde informou que devido à grande procura pela vacina, todas as 7,1 mil doses foram aplicadas. A previsão é que o novo lote do Ministério da Saúde chegue nessa terça-feira (24) e que o serviço de vacinação seja retomado já na próxima quarta-feira (25).
O que diz o Estado
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Ministério da Saúde enviou inicialmente cerca de 2 milhões de doses a SP, o que representa 32% do necessário para os grupos prioritários da primeira etapa.
Segundo a pasta, todos os municípios iniciaram a vacinação com apenas parcela do necessário nesta primeira remessa. A secretaria informou ainda que está em diálogo contínuo com o Ministério para garantir o abastecimento.