O cinturão do peso galo do Ultimate Fighting Championship está novamente em posse de Dominick Cruz. O ‘Dominator’ travou duelo emocionante contra TJ Dillashaw, na atração principal do UFC Fight Night 81, na madrugada deste domingo (horário de Brasília), em Boston, garantiu o triunfo por decisão dividida dos juízes ((48/47, 46/49 e 49/46), e voltou ao posto de campeão da categoria até 61kg.
Dominick Cruz foi o primeiro campeão da história da divisão dos galos do UFC. Ele trouxe o cinturão do extinto WEC e o defendeu com sucesso em duas oportunidades no Ultimate, ambas em 2011: diante de Urijah Faber e Demetrious Johnson. O norte-americano, no entanto, viveu fase atormentada por seguidas lesões no joelho e teve o título retirado no início de 2014, quando se contundiu novamente após ter disputa pelo cinturão unificado marcada contra Renan Barão. Ele voltou a lutar em setembro aquele ano, com vitória sobre Takeya Mizugaki, mas amargou outro longo período de inatividade por causa de nova lesão no joelho.
Mais de um ano depois, Dominick Cruz retornou ao octógono para desafiar TJ Dillahaw, que destronou Renan Barão e estava na terceira defesa de cinturão. O ‘Dominator’ apostou na velocidade, com muita movimentação, e aproveitou para aplicar boas quedas. Mesmo cansado ao passar dos rounds, o desafiante conseguiu seguir pontuando bem, com jabs precisos a curta distância. O campeão também explorou bem a trocação, principalmente com chutes baixos. Ao fim de cinco assaltos bastante equilibrados, Cruz foi declarado vencedor por pontos.
Em entrevista a Joe Rogan ainda no octógono, o novo campeão revelou que os chutes baixos de Dillashaw revelou as marcas da vitória. “Tenho problemas na minha perna esquerda. Os chutes dele foram em cima de antigas lesões. Mas o que me incomodou foi o meu pé que eu lesionei nos treinos. Agora, ele está partido ao meio”, comentou.
Já Dillashaw questionou o resultado e pediu revanche. “Estou muito desapontado. Achei que tivesse vencido e ditado o ritmo da luta. Achei que venci os dois últimos rounds, mas sabia que seria uma luta apertada. Quero enfrentá-lo novamente.. Errei alguns golpes e não consegui dar sequência. Este é um momento muito difícil, mas quero dizer que vocês me verão em breve”, declarou.
Esta foi a 21ª vitória em 22 lutas na carreira de Dominick Cruz – a única derrota foi imposta por Urijah Faber, em 2007, ainda pelo WEC. Já TJ Dillashaw amarga o terceiro revés em 15 combates no cartel