O Santuário Nacional de Aparecida volta a celebrar o período de Páscoa sem restrições após dois anos de pandemia. Neste domingo (10), fiéis de todo o Brasil se reuniram na basílica para o Domingo de Ramos, data que é o início das celebrações da Semana Santa.
Com corredores e bancos lotados, a principal missa do domingo foi realizada às 8h pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ao todo, serão sete missas ao longo do dia, às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.
Programação da Semana Santa
Já foi divulgada a programação da Semana Santa no Santuário, que acontece de 10 a 17 de abril.
Na quinta-feira (14), a quaresma é encerrada e se dá início ao Tríduo Pascal, onde será realizada a Missa do Crisma, às 9h. Às 20h será celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés e instituição da Eucaristia por Cristo.
Já na Sexta Santa, será feita a meditação da Via-Sacra, às 9h, ao redor do Altar Central. Neste ano, o rito de encenação das 14 estações da Paixão de Cristo terá como tema reflexões sobre a paz mundial, tendo em vista a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Sábado (16), acontece a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus. No Domingo de Páscoa (17), acontecerão missas em sete horários diferentes no Santuário e outros três na Basílica Histórica.