A Diocese de Taubaté vai retomar as missas presenciais de forma gradual a partir do próximo sábado (4). As celebrações irão acontecer na Matriz Paroquial e nas igrejas maiores para segurança dos fiéis.
O documento que foi assinado pelo bispo Dom Wilson Angotti, no dia 1º, libera também as confissões, batismo, casamentos, unção dos enfermos e rito de exéquias. A catequese só retornará quando as aulas de escolas públicas e particulares começarem.
A Diocese de Taubaté orienta pessoas que façam parte do grupo de risco, como idosos, crianças, gestantes, entre outros, não participem das missas presenciais, que continuarão sendo transmitidas pelas redes sociais das igrejas.
Outros protocolos de segurança também foram levados em consideração como o distanciamento social entre os fiéis durante a celebração, o uso de álcool 70, evitar aglomerações na entrada e saída das missas. As igrejas também irão disponibilizar um tapete com água sanitária para higienização dos sapatos.
A eucaristia será dada na mão do fiel, que deve comungar diante daquele que lhe entregou.
A recomendação é que todos que participem da celebração, desde os padres até os fieis utilizem máscaras durante as missas.
Os templos religiosos podem receber 30% da capacidade. É preciso fixar cartazes alertando os fieis sobre a ocupação permitida.
Na Catedral São Francisco das Chagas, na praça Dom Epaminondas, as missas vão acontecer no sábado às 16h, e no domingo às 9h e 18h. Com capacidade máxima de 100 pessoas, mas para participar, os fiéis precisam se inscrever.