O atacante Diego Costa teve um dia agitado. Nos primeiros raios solares desta terça-feira, ele chegou em Belo Horizonte. Foi descansar em um hotel, rumou até o CT do Atlético-MG à tarde, e iniciou bateria de exames médicos que irá se prolongar até quarta-feira. Aí, então, haverá a assinatura do contrato de trabalho (que irá até o fim de 2022). Na quinta, ele é apresentado oficialmente.
O Galo anunciou o seu mais novo reforço no último sábado, logo após a vitória diante do Palmeiras, pelo Brasileirão, que colocou distância na liderança. A confirmação da contratação foi mediante assinatura de um termo de compromisso. Diego precisa passar pelos exames e, então, irá se tornar atleta oficialmente do clube.
Nesta terça, enquanto o elenco de Cuca fechava a preparação para o jogo decisivo contra o River Plate, Diego Costa teve o primeiro contato com os novos companheiros. Foi fotografado conversando com Hulk e Nacho, seus futuros colegas de ataque. E ainda fez atividade física na academia.
O próximo passo é o Atlético solicitar os documentos federativos de Diego Costa na federação espanhola, já que o atacante de 32 anos estava vinculado ao Atlético de Madrid, onde saiu em rescisão amigável em dezembro. Como a janela de transferências internacional segue aberta no Brasil, então o departamento técnico do Galo irá inscrever o centroavante no BID da CBF.
Há prazo. Para utilizar o jogador na Copa do Brasil, em qualquer fase, o nome de Diego Costa precisa ser registrado até terça-feira que vem, um dia antes do início das quartas, quando o Galo encara o Fluminense (26/8 e 16/9). Para o Brasileirão, o Atlético pode inscrever novos contratos até 24 de setembro.
Por outro lado, Diego Costa tende a precisar de algumas semanas de treino, já que não atua profissionalmente há quase oito meses. Na Libertadores, só poderia reforçar o Galo numa eventual semifinal, quando existe previsão de até três trocas na lista de 50 inscritos. O Atlético precisa ao menos de um empate contra o River Plate, nesta quarta, para avançar.