A Defesa Civil de Salvador, capital da Bahia, afirmou que dezembro bateu recordes nos acumulados de chuva se comparado a anos anteriores. Entre o dia 1º e 26, a estação pluviométrica de Ondina, um dos bairros nomes da cidade e usada como referência, registrou acúmulos de chuva de 360,4 mm – superando seis vezes o normal do período (58,1 mm).
Essa alta fez com que o último mês do ano fosse o mais chuvoso em Salvador desde 1989, ou em 32 anos.
“Estamos de plantão o dia todo, com equipes aptas a atender as emergências que se façam necessários em função das fortes chuvas, monitorando as condições do clima e emitindo alertas, voltados principalmente às comunidades que vivem em áreas de risco”, ressalta o diretor-geral da Codesal (Defesa Civil de Salvador), Sosthenes Macêdo.
Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador, nas últimas 72 horas foram registradas acumulados de chuva em alguns pontos da cidade que também superaram a média histórica:
- Pau da Lima (187,6mm),
- Castelo Branco (181mm),
- Mirante de Periperi (180,6mm),
- Sete de Abril – Bosque Real (177,8mm),
- Pirajá (177,8mm)
Duas comunidades situadas em áreas de risco – Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) tiveram as sirenes do ‘sistema de alerta e alarme’ acionadas pela Codesal, às 21h de ontem (25).
“Devido às chuvas terem ultrapassado o patamar de 150mm de acumulados em 72h, seguindo o protocolo de segurança considerado de alerta máximo”, afirmou o órgão.
As famílias nessas áreas foram evacuadas para o abrigamento na Escola Municipal Castelo Branco com o auxílio de equipes da Defesa Civil de Salvador, da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre) e da Educação (Smed).
No local, recebem assistência necessária até a que a situação seja considera segura para que possam retornar para suas casas.
A Defesa Civil de Salvador também afirmou que se tratando de precipitações, 2021 ocupa o posto de terceiro ano mais chuvoso dos últimos 11 anos com 2.145,4mm de acumulados de chuvas até o momento. Acima estão 2011 (2.169,4mm) e 2020 (2.297,1mm).
Para a segunda-feira (27), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fracas, por vezes moderadas. “Mas não se descarta a possibilidade de eventos significativos. Há risco para deslizamentos de terra”, acredita a Defesa Civil da cidade.
Chuva na Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou, neste domingo, um decreto que coloca mais 47 cidades em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado. Com a nova atualização, são 72 municípios baianos afetados pela situação.
Também foi confirmado pelo governo que já há 18 mortos em decorrência das fortes chuvas que atingem a Bahia.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou em suas redes sociais que sua pasta enviaria duas equipes para compor o Centros Integrado de Emergência em Ilhéus, Itamaraju e Itabuna.