Devotos de Nossa Senhora Aparecida celebram nesta segunda-feira, 12 de outubro, o Dia da Padroeira do Brasil. Mesmo sem missas presenciais por causa da pandemia de coronavírus, a Basílica de Aparecida (SP) deve receber milhares de romeiros.
Neste ano, o maior templo mariano do mundo, que costuma atrair milhares de fiéis no 12 de outubro, alterou a programação em prevenção à Covid-19. A principal mudança é que os fiéis não poderão acompanhar as missas presencialmente.
As celebrações serão transmitidas pela internet. A principal missa do dia acontece às 9h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Também estão previstas missas às 7h, 12h e 18h.
Mesmo sem poder participar das missas, milhares de romeiros devem visitar o Santuário Nacional no 12 de outubro. Na véspera, o templo ficou bastante movimentado com a chegada dos romeiros.
A Basílica irá permitir visitas a espaços que costumam atrair muitos devotos, como a passagem pela Imagem da Santa no nicho, Capela das Velas e Sala das Promessas. Os locais terão controle de fluxo e higienização constante.
A passagem para ver a Imagem da Santa no nicho, por exemplo, terá restrição de cerca de 50 pessoas por vez. O devoto também poderá ficar apenas cerca de três minutos no local.