Um desligamento de um dos setores da subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista deixou moradores de cidades do Vale do Paraíba sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (29).
A EDP e a Neoenergia Elektro, empresas responsáveis pelo fornecimento de energia na região, informaram que oito cidades foram afetadas:
- São José dos Campos;
- Taubaté;
- Pindamonhangaba;
- Tremembé;
- Caçapava;
- Campos do Jordão;
- Santo Antônio do Pinhal;
- São Bento do Sapucaí.
Segundo a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista(CTEEP), transmissora que abastece as distribuidoras da região, o desligamento na subestação de Taubaté foi registrado às 9h41.
A companhia esclarece ainda que o fornecimento de energia para a distribuidora foi normalizado às 10h12. As causas do desligamento estão sendo apuradas.
Transtornos
Em Taubaté, semáforos em pontos alguns pontos da cidade foram afetados pela falta de energia.
Segundo a prefeitura, às 10h45, apenas semáforos no cruzamento das avenidas Dom Pedro I com Assis Chateuabriand continuavam apagados. Agentes de trânsito sinalizaram o local e técnicos estão irão até o local para avaliar o problema.
Moradora do bairro Vila Costa, a dona de casa Regina Helena Andrade contou que a falta de energia aconteceu por volta das 9h40 e foi rápida.
“Estava lavando roupa e assistindo TV quando caiu tudo, mas foi rápido, coisa de 10 minutos. Na internet vi alguns conhecidos comentando de outros bairros de Taubaté e Pindamonhangaba também”.
Serviço restabelecido
Por nota, a Neoenergia Elektro, que faz o fornecimento de energia em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, afirmou que o problema foi causado por uma falha na linha de transmissão da CTEEP.
“A Neoenergia Elektro, imediatamente, mobilizou as tratativas e acionou todos os órgãos responsáveis, a fim de amenizar o impacto aos seus clientes. A transmissora ISA CTEEP realizou o restabelecimento, desta forma, normalizando o fornecimento de energia em até 13 minutos para todos os clientes”, informou.
A EDP informou que o fornecimento de energia foi restabelecido de forma gradativa, “sendo que em 26 minutos, 100% do serviço estava normalizado. Nas cidades atendidas por ela, o problema afetou: Pindamonhangaba, Tremembé, Caçapava, e parte da cidade de São José dos Campos
“A EDP acompanhou o caso junto a CTEEP e causa desta ocorrência está sendo apurada pela própria Companhia de Transmissão”, completou.