Os desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo começam nesta sexta-feira (5), no sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade. Os portões serão abertos às 17h e a programação terá início às 23h15.
Sete escolas vão se apresentar nesta primeira noite: Pérola Negra, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel e Acadêmicos do Tatuapé.
No sábado (6), mais sete escolas vão se apresentar: Unidos do Peruche, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Dragões da Real, X-9 Paulistana.
Cada uma das 14 escolas terá o tempo mínimo de 55 minutos e o máximo 65 minutos para percorrer toda a extensão da avenida. Escola que terminar antes do mínimo ou exceder o tempo máximo será penalizada.
As escolas precisam apresentar cinco alegorias, um mínimo de 2 mil componentes. A ala das baianas é obrigatória. Elas são julgadas nos seguintes quesitos: bateria, harmonia, evolução, samba enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegoria, enredo e fantasia.
Conheça abaixo os enredos das escolas de samba que vão desfilar nesta sexta-feira:
Pelo regulamento, a vice-campeã do Grupo de Acesso de 2015, a Pérola Negra, terá a responsabilidade de abrir o Carnaval do grupo de elite de 2016. A agremiação vai contar a história do bairro da Vila Madalena por meio da dança.
“É a história da Vila Madalena contada através da dança. Começamos da dança na natureza, lembrando que onde hoje fica a Vila Madalena era a Mata Atlântica. Teremos a dança das águas, das aves e animais”, diz o carnavalesco Fábio Borges.
A bateria vai resgatar a cultura indígena. A ala das baianas terão fantasias leves com saias de tule decorada com borboletas. “Vão simbolizar a dança na natureza”, explica Borges. A escola vai ainda lembrar a vocação boêmia e estudantil da Vila Madalena.
Samba-enredo – “Do Canindé ao samba no pé. A Vila Madalena nos passos do balé”
Destaques – Katia Salles é musa e madrinha de bateria
Mestre sala e porta-bandeira – Everson e Gisa
Fique de olho – Este ano, a escola terá como rainha de bateria a angolana Carmen Mouro. Ela é a primeira estrangeira a assumir o posto no carnaval do Brasil
A escola de samba Unidos de Vila Maria vai fazer uma homenagem a Ilhabela, famosa ilha no litoral norte de São Paulo. A agremiação da Zona Norte será a segunda a se apresentar no primeiro dia de desfiles no sambódromo do Anhembi.
No último carnaval, a Unidos de Vila Maria terminou em 10º lugar. Para 2016, a escola investiu na “comissão técnica”, trazendo o carnavalesco Alexandre Louzada, campeão do carnaval 2015 pela Vai-Vai com o enredo sobre Elis Regina, e o diretor de harmonia e de carnaval da escola, Demis Roberto. O enredo vai contar a história da ilha, desde o seu descobrimento, os naugráfios e a invasão de piratas.
Samba-enredo – “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas”
Destaques – Bruna Fonseca, rainha de bateria e Dani Bolina, madrinha
Mestre sala e porta-bandeira – Edgar e Laís
Fique de olho – Quarto carro mostrará os mistérios da Ilhabela
A Águia de Ouro, escola da Pompeia, Zona Oeste da cidade, levará para a avenida a figura de Maria. A agremiação vai homenagear a mãe de Jesus e outras Marias do mundo.
O carnavalesco Amarildo de Mello explica que o enredo fala da maternidade. “Como ponto de partida escolhemos o maior ícone do amor e do desprendimento para com seus filhos, que é Maria, mãe de Jesus.”
A escola vai falar de várias outras figuras que reforçaram a figura da maternidade como Ísis, do Egito, Artêmis, na Grécia, e Vênus, em Roma. A ala das baianas terá um significado especial no desfile, segundo o carnavalesco. “As baianas são as grandes mães do samba, Várias marias serão apresentadas nas saias delas.”
Samba-enredo – “Ave Maria cheia de faces”
Destaques – Cinthia Santos, rainha de bateria
Mestre sala e porta-bandeira – João Carlos e Ana Paula
Fique de olho – Último carro da escola fará uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida
A Rosas de Ouro contará a história da tatuagem. A escola mostrará na avenida que o costume de colorir a pele atravessou séculos. A Rosas de Ouro ficou em terceiro lugar no carnaval de 2015. A escola tem sete títulos na sua história. O último foi em 2010.
André Cezari, carnavalesco da Rosas de Ouro, explica que a escola vai contar a história da tatuagem. “A gente retorna lá nos primórdios, quando a tatuagem fazia parte efetiva de todas as tribos determinando o lugar de onde ela vinha e as questões sociais”, diz. Para promover o enredo, a presidente Angelina Basílio tatuou o símbolo da escola na pele.
Samba-enredo – “Arte à Flor da Pele. A Minha História Vai Marcar Você”
Destaques – A atriz Ellen Roche, rainha de bateria, e Thaís Bianca
Mestre sala e porta-bandeira – Marquinhos e Isabel
Fique de olho – Inspirados no tema, componentes da escola devem exibir novas tatuagens na avenida
A Nenê de Vila Matilde vai homenagear os 30 anos de carreira da atriz Claudia Raia. “A Nenê vai apresentar realmente uma produção de um musical. E o nosso sonho, ou sonho da própria Claudia Raia, era se tornar essa grande rainha do teatro musical brasileiro e é a grande responsável pela ascensão do gênero no país”, afirma Roberto Szaniecki, carnavalesco da escola.
A escola fará uma homenagemàs três décadas de carnaval da atriz. “A Claudia Raia também faz trinta anos de avenida. Não vai ser apenas um desfile de escola de samba. Vai ser o desfile musical de uma escola de samba”.
Samba-enredo – “Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas Asas do Carnaval”
Destaques – Claudia Raia, Gil Jung e a rainha de bateria Ariellen Domiciano
Mestre sala e porta-bandeira – Jefferson e Janny
Fique de olho – A atriz homenageada será destaque de um dos carros da escola
A Gaviões da Fiel briga pelo título falando sobre a origem da vida. O enredo aborda as diversas teorias de como o mundo surgiu.
A comissão de frente vem representando o abismo, o escuro. Não existia nada, então a gente vai buscar esse abstrato. Em seguida, a gente traz o primeiro casal, que representa o Big Bang, a explosão, o início do mundo com uma visão científica”, explica Zilkson da Silva Reis, carnavalesco da Gaviões.
“O abre-alas é na verdade uma grande floresta. São metamorfoses”, conta. A escola vai mostrar ainda lendas urbanas como a loira do banheiro, o lobisomem e o ET.
Samba-enredo – “É Fantástico! Imagine, admire e sinta!”
Destaques – Tati Minerato segue como rainha de bateria e Sabrina Sato, madrinha
Mestre sala e porta-bandeira – Wagner e Drika
Fique de olho – Escola promete encerrar o desfile com uma mensagem especial
O primeiro dia de desfiles será encerrado pela Acadêmicos do Tatuapé, que fará uma homenagem à escola de samba carioca Beija-Flor. O enredo vai apresentará os grandes títulos e desfiles históricos da agremiação.
“A gente vem fazendo a grande homenagem aos grandes títulos e aos grandes desfiles que a escola de samba realizou lá no Rio de Janeiro no sambódromo da Sapucaí”, explica Mauro “Xuxa”, carnavalesco da Tatuapé. A escola promete fazer referências a símbolos da Beija-Flor, como a passista Pinah e ao histórico desfile do carnavalesco Joãosinho Trinta com o Cristo Redentor coberto por um plástico preto.
Samba-enredo – “É ela, a Deusa da Passarela – Olha a Beija-flor aí gente!”
Destaques – Escola tem Daniel Manzioni como rei de bateria e Thainá Souza como rainha
Mestre sala e porta-bandeira – Diego e Jussara
Fique de olho – Eterna musa da Beija-flor, Pinah será lembrada no desfile da escola