A Defesa Civil de Caraguatatuba colocou a cidade em estado de alerta na noite desta terça-feira (1º) por causa das chuvas. Cerca de 25 pessoas estão desalojadas e há vários pontos de deslizamento de terra e alagamentos.
Os pontos mais críticos com alagamentos são os bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Pegorelli, Perequê-Mirim e Golfinho. Os bairros Olaria, Jaguazinho e Morro do Chocolate estão sendo monitorados por causa dos deslizamentos de terra.
Ao todo, sete famílias – cerca de 25 pessoas – foram retiradas de suas casas pelo volume de água ou risco na área. Elas foram encaminhadas para um abrigo no ginásio da prefeitura, em Perequê-Mirim.
São Sebastião
Em São Sebastião, vários bairros continuam alagados por causa das chuvas constantes. A situação mais crítica é na Costa Sul do município.
Vinte e seis famílias foram desalojadas por conta de alagamento ou em áreas consideradas de risco. Elas foram encaminhadas para casa de parentes ou para os abrigos da prefeitura.
Duas pessoas morreram soterradas depois de um deslizamento no bairro Boiçucanga na madrugada de segunda-feira (29). A Defesa Civil interditou a área e com isso onze pessoas foram desalojadas e encaminhadas para casa de parentes.
Os bairros com maior área de alagamento são Baleia Verde, Maresias, Boiçucanga, Paúba e Barra do Sahy.
Doações
As prefeituras estão arrecadando doações para auxiliar as famílias desabrigadas. As maiores necessidades dos desalojados e desabrigados são kits de higiene e limpeza, alimentos, vestuários, móveis, eletrodomésticos e água.
Em São Sebastião, as doações podem ser feitas em três postos de coleta. O posto do Centro, fica na sede do Fundo Social de Solidariedade, na rua Sebastião Silvestre Neves, 128. O telefone é o (12) 3892-4991.
Na Costa Sul, as doações podem ser entregues no Cras Boiçucanga que fica na Estrada do Cascalho, 1470. Mais informações pelo (12) 3865-1527. E na Costa Norte, o posto fica no Centro Comunitário do Jaraguá, na rua das Hortências, 117. Informações pelo (12) 3861-2680.
Em Caraguatatuba, as doações podem ser entregues na Secretarua de Desenvolvimento Social que fica na rua Vereador Antonio Cruz Arouca, 121, no Indaiá. Quem quiser ajudar pode também agendar um horário para que as equipes retirem as doações pelo (12) 3886-2030.