Na primeira pesquisa de intenção de voto para presidente no segundo turno, o Instituto Datafolha afirma que o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, larga com ampla vantagem sobre Fernando Haddad, do PT.
São 16 pontos nos votos válidos, que excluem os votos em brancos, nulos e o percentual de eleitores indecisos. A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
Jair Bolsonaro tem 58% dos votos válidos. Com a margem de erro, de 56% a 60%. Fernando Haddad tem 42%. Pela margem de erro, de 40% a 44%.
Quando entram na conta os eleitores indecisos e os votos em branco e nulos, os números do Datafolha ficam assim: Jair Bolsonaro, do PSL, tem 49% das intenções de voto. Pela margem de erro, de 47% a 51%. Fernando Haddad, do PT, tem 36% das intenções. Com a margem de erro, de 34% a 38%.
Votos em branco e nulos somam 8%; os que não souberam são 6%.
O Datafolha também perguntou em que momento o eleitor decidiu o voto para presidente no primeiro turno.
Disseram que decidiram o voto pelo menos um mês antes da votação 63% dos entrevistados; 10%, 15 dias antes; 8%, uma semana antes; 6% disseram que decidiram na véspera; e 12 % no domingo (7), dia da eleição.
O instituto entrevistou nesta quarta-feira (10) 3.235 eleitores, em 227 municípios.