O Cruzeiro conseguiu uma virada incrível sobre o Palmeiras na noite desta quinta-feira, no Independência, mas deixou escapar nos pênaltis o título da Copa do Brasil Sub20. Depois de estar perdendo por 3 a 1 no começo do segundo tempo, o time celeste virou para 4 a 3 em seis minutos e forçou a decisão nas cobranças alternadas – na ida, em São Paulo, os paulistas haviam vencido por 2 a 1. Nas batidas, os palmeirenses foram perfeitos, contaram com dois erros cruzeirenses e triunfaram por 4 a 1.
Cruzeiro busca virada incrível, mas Palmeiras vence nos pênaltis e conquista Copa do Brasil Sub-20
O Palmeiras ergueu a taça inédita em Belo Horizonte e frustrou a torcida celeste. O clube mineiro também buscava o título da Copa do Brasil Sub-20 pela primeira vez. Em sua galeria de base, a Raposa já tinha a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007; o tetra do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2007, 2010, 2012 e 2017); e a Supercopa do Brasil Sub-20 em 2017.
O jogo
O Palmeiras começou a partida abrindo o marcador com Patrick de Paula. Ele acertou uma bela cobrança de falta aos 11 minutos: 1 a 0. O Cruzeiro empatou aos 16, com Welinton: 1 a 1. Aníbal marcou o segundo dos paulistas aos 24 e levou a vantagem de um gol para o intervalo: 2 a 1.
Na volta, com um minuto da segunda etapa, Alan ampliou a vantagem palmeirense para 3 a 1.
O técnico Ricardo Resende mexeu no time do Cruzeiro a fim de tentar uma façanha. Entraram em ação Adriano e Thiago. Para euforia dos torcedores celestes presentes no Independência, a tão esperada virada foi alcançada em seis minutos.
Aos 21, Adriano diminuiu: 3 a 2. Três minutos depois, Thiago empatou: 3 a 3.
O quarto gol cruzeirense saiu aos 27 do segundo tempo, com João Luiz, que entrara no intervalo e também contribuiu ativamente para a reação na etapa final: 4 a 3.Nos minutos finais, empurrado pela torcida, o Cruzeiro foi com tudo para o ataque, mas não conseguiu superar o goleiro Gomes novamente. O apito final do árbitro Felipe Fernandes de Lima decretou a decisão por pênaltis, haja vista o placar agregado de 5 a 5.