Cristiano Ronaldo foi novamente decisivo, fazendo os dois gols que deram a virada ao Real Madrid sobre o PSG de Neymar nesta quarta-feira (14), no Santiago Bernabeu, em Madri. Marcelo completou o placar para 3 a 1. Agora, a equipe espanhola joga com uma boa vantagem no jogo de volta, dia 6 de março em Paris.
O jogo
O jogo começou nervoso, como era de se esperar em uma partida apontada por muitos como uma final antecipada. Em um lance na lateral, Marcelo se chocou com Daniel Alves e precisou de atendimento médico.
Nervoso, Neymar recebeu cartão amarelo após falta desnecessária sobre o lateral Nacho.
Mais bem postado no meio-campo, o Real Madrid aproveitou as brechas na marcação do PSG para criar a primeira grande chance de gol. Aos 28min, Marcelo lançou Cristiano Ronaldo livre na direita. O português chutou forte, mas a bola bateu na cabeça de Areola.
Gol do PSG
Mesmo sem comandar as ações do meio-campo, o PSG conseguiu o primeiro gol em sua primeira boa investida, que teve a participação de seu milionário trio ofensivo. Um coadjuvante, porém, foi quem tirou o zero do placar.
Mbappe lançou pela direita, a bola cruzou a área, passando por Neymar e Cavani, que estavam bem marcados, e sobrou para Rabiot, que venceu Navas.
Empate do Real Madrid
O gol despertou ainda mais o ímpeto ofensivo do Real Madrid. No entanto, a equipe tinha dificuldade de transformar esse domínio em chances de gol. Apenas aos 44min Benzema conseguiu uma boa chance. O francês chutaou forte da entrada da área, obrigando Areola a fazer uma grande defesa.
No minuto seguinte, porém, Lo Celso fez pênalti infantil em Toni Kroos. Cristiano Ronaldo foi para a marca da cal e empatou o jogo pouco antes do apito do árbitro encerrando o primeiro tempo.
Marcação alta
Precisando da vitória, o Real Madrid começou o segundo tempo com estratégia de fazer uma marcação alta, esperando recuperar a bola do PSG ainda no campo de ataque. Com boa troca de passes, a equipe francesa conseguia superar a pressão.
Aos 4min e aos 8min, o PSG teve boas chances com, respectivamente Mbappe e Rabiot. No primeiro lance, Navas defendeu. No segundo, Daniel Alves cruzou para a finalização do meia. Mas Sergio Ramos defendeu com o peito.
Mudança tática
Com 25min, os treinadores buscaram opções opostas. Emery fechou o meio-campo, tirando Cavani, que não fez grande partida, e colocou Meunier. Já Zidane trocou Benzema por Gareth Bale. A ideia do treinador foi contar com dois atacantes velozes (Isco e Bale) e fixar Cristiano Ronaldo no comando do ataque.
Mas quem primeiro teve uma boa oportunidade foi o PSG, com boa chegada de Berchiche pela esquerda do ataque. O lateral chutou cruzado, mas Daniel Alves não conseguiu desviar para o gol.
Virada de Cristiano Ronaldo
Apostando em um gol salvador, Zidane promoveu mais duas mudanças, colocando Asensio e Lucas Vázques nos lugares de Isco e Casemiro. E a estratégia foi bem-sucedida. Aos 38min, Asensio cruzou, Areola rebateu e Cristiano Ronaldo tocou de coxa para desempatar.
Mais bem postado em campo após o gol, o Real Madrid aproveitou o momento de fragilidade do PSG pela esquerda do ataque. Foi por lá que saiu o terceiro gol. Novamente Asensio cruzou, e Marcelo completou para o gol.
Desnorteado, o PSG ainda tentou algumas jogadas de ataque, mas sem maiores ameaças ao gol de Keylor Navas.
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images