Oito meses após morte da rainha Elizabeth II, o monarca será coroado ao lado da esposa, a rainha consorte Camilla, na Abadia de Westminster, em Londres
A coroação do rei Charles III do Reino Unido – um ato simbólico que formaliza o compromisso do novo monarca diante de um público – acontece neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres.
A confirmação de Charles III no trono diante do público ocorre quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II e será menos luxuosa que a de sua mãe, em 1953.
Segundo a imprensa britânica, o que motiva a realização de uma cerimônia mais comedida são a pauta ambiental, defendida há anos por Charles, e a ameaça de recessão econômica vivida pelos britânicos. Além disso, as mudanças da sociedade (e de como ela enxerga a monarquia) também parecem ter influenciado a cerimônia.
Casada com Charles, a rainha consorte Camilla também será coroada no evento — ela tem o título de rainha consorte, que é dado à esposa do rei vigente. Em tese, uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge. Historicamente, no entanto, não possui os mesmos poderes políticos.