O Corinthians entra em campo para o primeiro clássico da temporada na terça-feira, contra o São Paulo, na Neo Química Arena, pressionado pelas duas derrotas seguidas sofridas no Campeonato Paulista e em meio a polêmicas do técnico Mano Menezes.
Sem poder contar com todos os reforços contratados e com dificuldade na remontagem do elenco, o Corinthians terá pela frente um rival que trocou de técnico, mas manteve a base da última temporada e ainda não perdeu após três jogos no estadual.
Nos últimos dois jogos contra o São Paulo, o Corinthians foi derrotado: uma na eliminação da Copa do Brasil e outra pelo segundo turno do Brasileirão, ambos em 2023. Mano Menezes admite que o estágio atual das equipes é diferente e prevê dificuldade no Majestoso.
– O jogo de terça vai colocar duas equipes em estágios diferentes. São Paulo tem uma equipe pronta e estamos iniciando uma reconstrução. Quando o juiz apitar, ninguém vai querer saber disso. Não será a primeira vez que uma equipe mais estruturada pode ser vencida por uma equipe que está sendo montada.
– Temos que construir para igualar, uma ótima capacidade de competição. Temos que baixar o nível de erro, nosso torcedor é brilhante, o público tem mostrado, com 80 mil no estádio em dois jogos da base. Tudo isso será a nossa força na terça-feira. Temos que lutar pela vitória – analisou Mano.
As frases de Mano
Além do desempenho abaixo do esperado neste início de temporada, o Corinthians terá de lidar com um clima tenso após recentes polêmicas envolvendo o treinador e dois jogadores no elenco.
Na derrota para o Ituano, pela segunda rodada do estadual, Mano perdeu a paciência e criticou Raniele por uma tentativa de finalização do volante. No último sábado, em revés para o São Bernardo, foi a vez de Yuri Alberto ser alvo da impaciência do treinador.
O clima tenso em virtude dos maus resultados tem deixado os jogadores incomodados pelos problemas enfrentados e a falta de reforços. O ídolo e capitão Cássio criticou a improvisação de Raniele como zagueiro contra o Ituano, algo que se repetiu contra o São Bernardo. O clube corre em busca de reforços para minimizar as lacunas neste início de temporada.
– É difícil, mas é o Corinthians. Sabemos que nesses momentos conseguimos dar a volta por cima, dar uma resposta para a torcida. É trabalhar, só posso prometer entrega, temos que puxar esse elenco pra cima e temos a responsabilidade de nos entregar mais – disse Maycon, após a derrota para o São Bernardo.
O Corinthians defende um tabu de 18 partidas contra o São Paulo na Neo Química Arena. Desde que o estádio foi inaugurado, em maio de 2014, o Timão venceu 11 vezes e empatou sete jogos contra o rival, sem nunca ter sido derrotado.