A Copa do Mundo Feminina de 2023 contará com 18 jogadoras que disputam o Campeonato Brasileiro, representando nove equipes do país. Menos da metade das atletas, no entanto, vestirão a camisa amarela do Brasil.
A técnica Pia Sundhage chamou sete jogadoras de clubes nacionais, enquanto outras 11 disputarão o Mundial por três seleções: Argentina (cinco), Colômbia (cinco) e Filipinas (uma).
A seleção asiática responde pela grande surpresa entre as representantes de clubes brasileiros: a zagueira Reina Bonta, contratada este ano pelo Santos. Nascida nos Estados Unidos, a californiana de 24 anos escolheu defender as Filipinas, país do seu pai. Vai usar na seleção a camisa 10, que tem história no clube paulista, usada por ídolos como Marta, Neymar e, acima de todos, Pelé.
– É uma honra usar a camisa 10, e acho que depois de jogar pelo Santos, isso tem um significado diferente. Saber o peso desse número aqui e poder usar essa camisa para o legado do meu país é algo novo – afirmou ela em entrevista.
Nove times do Campeonato Brasileiro terão jogadoras na Copa. Os clubes com mais convocadas são Corinthians e Santos, com quatro, seguidos pelo Palmeiras, com três.
Também terão representantes na Copa o Real Brasília (duas jogadoras), Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Grêmio e Red Bull Bragantino.
Confira as jogadoras de clubes brasileiros na Copa:
BRASIL – 7 jogadoras
- Bárbara, goleira (Flamengo)
- Luana, volante (Corinthians)
- Tamires, lateral (Corinthians)
- Letícia Izidoro, goleira (Corinthians)
- Duda Sampaio, meia (Corinthians)
- Bia Zaneratto, atacante (Palmeiras)
- Camila, goleira (Santos)
ARGENTINA – 5 jogadoras