O contrato com a empresa que operava os radares de trânsito em Jacareí venceu em maio e os equipamentos estão desligados. A licitação para restabelecimento do serviço foi retomada só a uma semana do fim do contrato.
O pregão que vai definir a empresa está previsto para esta sexta-feira (18). A empresa vencedora vai começar a instalar os radares em julho.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, a demora na escolha foi para evitar problemas jurídicos no processo.
O secretário explicou que o Inmetro mudou os requisitos técnicos para os radares de velocidade e, na época do vencimento do contrato havia poucas empresas homologadas. O órgão exigiu uma proteção maior aos equipamentos para evitar fraudes.
“No começo do ano quando a gente tinha tudo pronto para licitação, o Inmetro só tinha homologado duas empresas e a gente resolveu aguardar até por conta do exemplo de São José, aguardamos a segunda rodada de homologação do Inmetro, que foi em abril e hoje já tem mais empresas que produzem radares com essa proteção e, em seguida, abrimos a licitação”, disse.
Com o novo contrato, o número de radares fixos em Jacareí vai cair de 22 para 11. Já o número de lombadas eletrônicas vai aumentar três para 14. Um radar será móvel.
A Prefeitura de Jacareí informou que enquanto a licitação não é concluído, a fiscalização será reforçada com agentes de trânsito.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Jacareí)