A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira, 30, a retomada das bandeiras tarifárias na conta de luz dos brasileiros. A contagem, que foi suspensa no mês de maio por causa da pandemia do novo coronavírus, volta ao normal a partir da terça, 1º de dezembro, quase um mês antes do prazo previsto pela empresa, que a princípio tinha anunciado a bandeira verde até o dia 31 de dezembro. Com isso, a cada 100 kWh gastos, o consumidor precisará desembolsar R$ 6,243. Segundo a Aneel, a decisão foi tomada após reunião extraordinária e tem como base a queda do nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas, assim como a retomada do consumo de energia no país.
Junto ao anúncio de que o valor das contas aumentariam, a agência deu também algumas dicas para economia de energia. Entre elas, tomar banhos curtos quando estiver usando o chuveiro elétrico, manter o filtro do ar condicionado sempre limpo, não abrir a geladeira sem necessidade, descongelar o freezer com frequência e retirar aparelhos da tomada quando possível. Uma geladeira pequena de 310 litros consome, mensalmente, 28,1 kW/h por mês. Um chuveiro elétrico acionado uma vez por dia pode consumir entre 70 e 90 kWh mensais a depender da sua potência.
A ANEEL decidiu, nesta segunda-feira (30/11), reativar o acionamento das Bandeiras Tarifárias. Aplicando a metodologia, ficou estabelecida a bandeira vermelha Patamar 2 no mês de dezembro de 2020, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos. https://t.co/1sz20nlfdf pic.twitter.com/G0EvVMK4E5
— ANEEL (@ANEEL_govbr) November 30, 2020