São José dos Campos confirmou no fim da tarde desta terça-feira (20) a primeira morte por febre amarela em paciente que contraiu a doença na cidade. A vítima é um homem de 40 anos, morador do bairro Bonsucesso.
Ele foi internado no Hospital da Vila Industrial na terça-feira (6) com febre, dor de cabeça, vômito, fraqueza e falta de apetite, e morreu na quinta, após a piora no quadro de saúde.
De acordo com a prefeitura, amostras de sangue dele foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e comprovaram a doença. O resultado foi divulgado nesta terça.
Familiares relataram aos agentes da Vigilância Epidemiológica que o homem não havia se vacinado e trabalhava em uma fazenda no bairro do Turvo. A região fica próxima à área de mata, onde, segundo a prefeitura, foram registrados três macacos mortos por febre neste ano.
Casos
Essa é a primeira morte autóctone (por doença contraída na cidade) registrada em São José neste ano. A cidade já tinha um óbito registrado, mas importado – por doença contraída fora da cidade. A vítima é um homem de 28 anos, que morreu no dia 10 de janeiro depois de passar o fim de ano em Mairiporã (SP).
A Vigilância investiga uma terceira morte, de uma mulher de 59 anos moradora do distrito de São Francisco Xavier. Ela faleceu no último dia 14. O resultado do exame que poderá confirmar ou descartar a morte por febre amarela, ainda não saiu.
A cidade tem quatro casos confirmados de pacientes que contraíram a doença e passam bem, sendo dois autóctones e dois importados.
Foto : Prefeitura Municipal de Vacaria