A Tenaris Confab vai demitir 85 funcionários da fábrica de Pindamonhangaba (SP). A demissões estão previstas em um acordo da empresa com o sindicato após o fim do principal projeto da unidade. O acordo anda prevê lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho), e redução de jornada e salários para parte dos trabalhadores.
As medidas foram aprovadas pelos trabalhadores em assembleia nesta segunda-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa apresentou as propostas depois de anunciar um excedente de 350 funcionários na unidade que hoje mantém 1200 trabalhadores.
Segundo o sindicato, mesmo com outras ferramentas para minimizar o impacto da baixa demanda, a empresa manteve a decisão de demissão. A entidade afirmou que 85 funcionários vão ser desligados até a sexta-feira (30). A data dos desligamentos não foi confirmado pela Tenaris Confab.
Além das demissões, vão ser incluídos 176 funcionários em lay-off por períodos que vão variar de três a cinco meses e outros 70 vão ser incluídos no programa de redução de jornada e salário.
A medida deve começar a ser aplicada até o fim de novembro, segundo o sindicato, e segue até março de 2019. Os dias em que vai haver a suspensão da jornada ainda não foram decididos.
Além disso, a empresa ainda vai colocar em férias todos os trabalhadores que estão com o benefício vencido. Isso vai impactar outros 90 trabalhadores da empresa.
A Confab confirma o acordo e alega que houve queda na produção com a baixa no setor de óleo e gás e com o fim de um projeto de exportação, que representava 80% da produção da planta.