O comércio poderá voltar a abrir as portas no Estado de São Paulo a partir do próximo domingo (18), segundo determinação do Centro de Contingência do Coronavírus do governo. A determinação vale para lojas de rua e de shopping centers. Todas terão de funcionar, no entanto, em horário limitado, entre 11h e 19h.
Restaurantes e similares também poderão voltar a funcionar, mas apenas a partir do dia 24, um sábado. O horário de funcionamento permitido também será das 11h às 19h. A partir do dia 24, além de restaurantes, poderão reabrir ainda salões de beleza, atividades culturais (ambos das 11h às 19h) e academias (entre 7h e 11h e entre 15h e 19h).
O governo anunciou que o Estado ficará, nas próximas duas semanas, numa fase de transição entre a vermelha (a atual) e a laranja (a seguinte dentro do chamado Plano São Paulo). Enquanto na fase laranja a taxa máxima de ocupação dos estabelecimentos é de 40%, nessas duas semanas ela ficará em 25%. Além disso, o toque de recolher permanece em vigor das 20h às 5h (ele não existe na fase laranja).
O governo recomenda, ainda, teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento do horário de entrada e saída em empresas de comércio, serviços e indústrias. “Os números mostram que estamos no caminho certo e esse será um momento importante de retomada, com uma fase de transição de duas semanas”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen.
Atividades religiosas estarão liberadas diariamente com restrições a partir de domingo, segundo o governo.