Os comerciantes de Taubaté apostam no Dia das Crianças para alavancar as vendas e esperam um crescimento de até 20% com a data. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (Acit), o preço médio dos presentes deve ser R$70 e entre os itens mais procurados estão brinquedos, aparelhos eletrônicos e roupas.
Após nove meses com o setor em queda, os lojistas contam com a data como estímulo para os consumidores. Para o Dia das Crianças, a expectativa de aumento nas vendas varia entre 18% a 20% e supera até mesmo o Dia das Mães, quando as vendas cresceram cerca de 10%.
Segundo Sandra Teixeira, presidente da Acit, a dica para os pais é que pesquisem bem para achar os melhores preços. “Ter todo este cuidado de comprar em loja adequada, comprar de acordo com a idade da criança e comprar no preço real. Saia, pesquise os valores, cheque certinho para não pagar mais caro de jeito nenhum”, afirmou.
De acordo com comerciantes da cidade, o setor registrou uma queda de cerca de 17% entre janeiro e agosto, o que deverá refletir nas compras de outubro. “O valor médio vendido caiu bem, se eu conseguir empatar com o ano passado eu já estou feliz, meu objetivo não é tentar ganhar não, é tentar recuperar o tempo perdido de oito meses atrás”, disse o dono de uma loja de brinquedos, José Andraus.
“Vamos tentar dar uma recuperada, mas acho que não chega no ano passado não”, afirmou o dono de uma bicicletaria Alberto Abraão, que espera um aumento de 50% na venda de bicicletas infantis.
O levantamento da Acit foi realizado com 200 lojistas da cidade, que apresentaram as estimativas de 2013, quando o aumento nas vendas para o Dia das Crianças foi de 10%, e os dados do acumulado do ano. A pesquisa apontou que nos últimos meses os consumidores optaram por fazer economia e regularizar a situação financeira e, devido a proximidade do fim do ano, muitos já receberam parcela do Programa de Participação no Lucro (PLR) e do 13º salário.